Blog CDS

FATORES DETERMINANTES NO CÁLCULO DO SEGURO AUTO: ENTENDA COMO FUNCIONA

O seguro auto é um importante instrumento de proteção financeira para os proprietários de veículos. No entanto, muitas vezes o valor da cotação do seguro pode ser surpreendente e até mesmo alto. Isso ocorre porque existem diversos fatores que influenciam na precificação do seguro, indo além de aspectos como idade e sexo do motorista.

Confira abaixo os principais fatores que são levados em consideração pelas seguradoras na hora de calcular o valor do seguro auto:

  1. Idade e Sexo: Esses são fatores que ainda têm um peso significativo no cálculo do seguro, já que os motoristas mais jovens e do sexo masculino são considerados mais propensos a se envolverem em acidentes.

2. CEP de onde o veículo dorme: O endereço de pernoite do veículo é um aspecto importante na precificação do seguro, pois bairros considerados mais violentos ou perigosos são considerados mais arriscados.

3. Exposição ao risco: Se o veículo fica estacionado em áreas de risco, como ruas com alto índice de criminalidade, o seguro será mais caro.

4. Tempo de habilitação: Quanto mais tempo de habilitação o segurado tiver, menor será o impacto no preço do seguro.

5. Definição dos condutores: Se o veículo é compartilhado com outros motoristas, o valor do seguro também aumenta.

6. Região de circulação: A área em que o veículo é utilizado com frequência também influencia na cotação do seguro, pois se o motorista trafega frequentemente em áreas perigosas ou com trânsito intenso, o risco de acidentes é maior.

Além desses fatores, as seguradoras também consideram a marca, modelo e ano de fabricação do veículo, bem como o perfil do motorista, incluindo sua pontuação na carteira de habilitação e histórico de sinistros.

É importante destacar que a cotação do seguro auto pode variar significativamente de uma seguradora para outra, sendo recomendável fazer uma pesquisa de mercado antes de contratar o serviço. Compreender quais são os fatores que influenciam no cálculo do seguro pode ajudar o motorista a tomar decisões mais conscientes e a encontrar a melhor opção de seguro para suas necessidades.